quarta-feira, 25 de abril de 2012

Mito







 

MITO, O QUE ELE SIGNIFICA E REPRESENTA NO ÂMBITO DA CULTURA OCIDENTAL




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Na Antiguidade  grega, os  mitos  constituíam um fundo comum de cultura, e a própia educação dos gregos era realizada a partir do conhecimento dos grandes poemas épicos, em especial a llíada e a Odisséia de Homero, e a Teigibuam de Hesíodo. Esses poemas contêm narrativas de feitos originários dos deuses e dos heróis, incluindo a criação do                                                                                                                                     próprio mundo e dos homens, além da afirmação de valores próprios da vida dos guerreiros, no caso de Homero, e dos pastores e trabalhadores, no caso de Hesíodo, em seu poema Os trabalhos e os dias. Geralmente, dizemos que a filosofia surgiu como uma superação do pensamento mítico.

Aristóteles aproxima aquele que ama os mitos daquele que ama o saber, isto é, o filósofo, em ambos, ocorre a admiração ou o maravilhamento, característica inicial do filosofar, ao experimentarmos uma sensação de dúvida e admiração, reconhecemos um “não saber”, a dúvida e a admiração, origem do questionamento, do perguntar, surgem de um estado de não saber e provocam seu reconhecimento. O mito também origina-se daí, pois é um conjunto de coisas admiráveis, o mito não tem, contudo, a mesma estruturação racional que a filosofia. Isso não é um defeito em si mesmo, pois, na verdade, o mito não tem os mesmos objetivos que a filosofia.


ZEUS
Dentro da mitologia grega é o deus mais importante. Os gregos criam que seus deuses estavam separados em diversos grupos. Os mais poderosos eram os deuses do Olimpo, que se dividiam em várias classes. A classe superior era formada por Zeus, o governante de todos os deuses. Segundo a mitologia, ele teria nascido da União de Réia e Cronos. Seu pai Cronos (deus do tempo), que imperava naquele momento, tinha o costume de engolir seus filhos com medo de que um deles lhe tirasse o trono. No entanto, quando Zeus nasceu, Réia pressentiu que ele era uma criatura especial e o escondeu em uma caverna. Para enganar seu marido ela entregou a ele uma pedra enrolada em panos para que ele engolisse no lugar de seu filho. Depois de adulto, Zeus enfrentou seu pai e o forçou a vomitar todos os seus irmãos, que continuavam vivos. Em seguida ele aprisionou Cronos sob a terra. Daquele momento em diante, Zeus se tornou o grande deus de todos os deuses e foi morar no monte Olimpo. Ele se casou com sua irmã Hera, mas teve vários amores com outras deusas e com mortais, teve vários filhos.

"Trata-se de uma narrativa a respeito da força das crenças mitológicas ou religiosas na vida dos seres humanos. O conhecimento míticoreligioso tem sua origem, ou gênese, nas especulações que os primeiros pensadores mitológicos desenvolveram para explicar a origem do mundo e do homem, os problemas morais decorrentes das relações que os seres humanos estabelecem uns com os outros, e o sentido da vida.
Trata-se de uma narrativa a respeito da força das crenças mitológicas ou religiosas na vida dos seres humanos. O conhecimento mítico apresenta as seguintes características: é inspiracional, valorativo, finalístico e verificável. É inspiracional, por ter o mundo sobrenatural como base ou fonte de suas elaborações; é valorativo, por considerar o bem, o justo e o correto como valores que devem orientar as relações que os seres humanos estabelecem uns com os outros; é finalístico, por considerar o mundo sobrenatural o lugar para o qual o princípio vital, ou alma, retorna necessariamente, após a morte; é, por fim, verificável, por ser possível avaliar a força ou eficácia da visão mítico-religiosa no comportar-se dos seres humanos que nela acreditam.
Do ponto de vista de suas características básicas, o conhecimento mítico apresenta uma primeira visão de mundo, de homem, de sociedade, de educação e de conhecimento que pode ser resumida da seguinte maneira: mundo e homem são produtos da criação divina; o mundo foi criado para ser a morada terrena do homem; o homem foi criado para viver em sociedade e estabelecer relações com a natureza, consigo mesmo e com os outros homens; a natureza, o homem, a sociedade e as relações que os seres humanos estabelecem uns com os outros não podem ser compreendidas, apenas aceitas e transmitidas por meio da educação.
Mito da Medusa: Medusa era bela, a mais bela grega no templo da deusa Atena que só admitia como servas mulheres virgens. Medusa era virgem e completamente servil à sua deusa. Por causa de sua beleza, todos os gregos queriam cortejar Medusa, mas ela os ignorava. Ela era forte e por isso nunca pensou em ter um relacionamento amoroso com eles. O que importava era servir à deusa de sua vida. Um dia, foi estuprada dentro do templo e, diante do fato, de vítima virou culpada.
Não foi poupada pelas amigas e nem mesmo pela deusa que amava. Banida do templo sofreu terrível castigo por ter sido violentada: seus cabelos viraram serpentes, sua pele secou e rachou, teve barba e bigode e ficou com a língua para fora. Era a beleza personificada e virou um monstro. Seduzia e passou a ser temida. Além de tudo, passou a viver só e jamais poderia ter um relacionamento com alguém porque qualquer pessoa que a visse se transformaria em estátua de pedra. Confinada em uma ilha, medusa era a metáfora do sofrimento, da frieza e da solidão".
Referências: JARDIM, Alex Fabiano Correa & BORGES, Ângela Christina & FREITAS, Gildete dos Santos et al. Filosofia da Educação.
Autor desconhecido
Conteúdo disponível em: http://censodyne.blogspot.com.br/2010/12/os-deuses-olimpicos.html acessado em 24 de abril de 2012.





2 comentários:

  1. Nós podemos destacar como uma das mulheres de Zeus: Métis, a deusa da prudência, quando Métis estava grávida de Atena, Gaia profetizou que o segundo filho dos dois iria destronar seu pai Zeus, como havia acontecido com Cronos e com Urano, e que isso era um ciclo eterno. Zeus, temendo que isto acontecesse, montou uma armadilha: fez uma brincadeira com Métis, no qual eles se metamorfoseavam, Métis não foi prudente e aceitou, em algum momento Métis se metamorfoseou em uma mosca e foi engolida viva por Zeus, isso não adiantaria de nada, pois depois a cabeça de Zeus cresceria assustadoramente juntamente com uma enorme dor.Zeus chamou Hefesto, para que este pudesse ver o que havia de errado, e com uma martelada de Hefesto, uma fenda no crânio de Zeus foi aberta, o que possibilitou o nascimento de Atena, que saiu cantarolando, quebrando a profecia.

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  2. Bom dia Maria ...
    Vou descrever um pouquinho do que sei sobre mito, que é uma história fora do comum, sendo algo ou coisas extraordinárias como: surgiu a terra, as aventuras dos deuses e ou sobre primeiro homem. Podemos descrever do mito como diferentes histórias, relatos passados, cujos heróis são deuses e que são transmitidos de geração em geração, pelos homens que sempre acreditaram nos feitos do passado.Por sua vez, os mitos são narrativas utilizadas pelos antigos de forma a explicar fatos e/ou fenômenos da natureza que não eram compreendidos por eles.
    Fazendo uso da simbologia, personagens sobrenaturais, deuses e heróis, todos se misturão a fatos reais, características humanas e pessoas que realmente existiram. Nisto com objetivos de transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não havia explicado.
    Antigamente Os mitos eram simples, em que cada cultura possuía cerimônias e rituais associados aos mitos.
    As explicações mitológicas diferem das explicações apresentadas pela filosofia, que se baseiam na experiência e na razão. Os grandes filósofos buscavam explicações naturais, não explicações sobrenaturais, dizendo que os mitos não combinavam com um entendimento adequado da realidade. Criticavam as histórias de Homero porque nelas os deuses tem exatamente as mesmas imperfeições dos seres humanos.

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